Banda Marcial da Foz do Douro - Banda Filarmónica

Data de Nascimento: 1 de Março de 1974
Nacionalidade: Portuguesa

Habilitações Literárias: 12ºAno na área de Humanísticas
Habilitações Musicais: -Frequência do 2º Ano do curso de Tuba da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto.
- 6ºAno do Conservatório de Música do Porto
Experiência Pedagógica: -Foi docente na Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma.
-Foi docente na Associação Cultural e Musical de Avintes das Classes de Tuba/Bombardino tendo sido também responsável pela criação e direcção artística de um Grupo de Metais e de uma Orquestra de Câmara.
-Foi docente da classe de Tuba na Escola da Banda de Revelhe de Fafe.
Foi docente na Escola da Banda de Vila Boa de Quires

Historial Musical

Manuel da Costa natural da freguesia de Crestuma Vila Nova de Gaia, nascido a 1 de Março de 1974,foi durante 10 anos membro da Sociedade Filarmónica de Crestuma onde iniciou em 1986 a aprendizagem de Formação Musical e Tuba sob a orientação do Prof. Rufino Moura passando depois a ser executante da Banda e posteriormente professor na escola de música da mesma.
Em 1992 com 18 anos de idade ingressou na Banda da Região Militar do Norte com brilhantismo sendo essa notoriedade motivo de convites por parte das melhores Bandas civis do país como a “Banda Musical da Trofa” onde foi elemento efectivo e na “Banda de Revelhe de Fafe” onde foi também elemento efectivo sob a direcção do maestro e compositor Ilídio Costa.
Em 1994 entra para o Conservatório de Música do Porto, actua várias vezes como Tuba convidado no Grupo de Metais da Lapa dirigido pelo Dr. Cónego Ferreira dos Santos, no Conservatório do Porto participou na Orquestra de Sopros como Tuba solo sob a direcção do maestro António Batista.
Em 1996 fundou juntamente com o trompetista Ricardo Alves o “Grupo de Metais Invicta” vindo assim colmatar uma grande lacuna nesta classe no Conservatório do Porto estreando-se em Avintes, nesse mesmo ano participou também no prémio Jovens Músicos e em conjunto com o coro da A.P.D.L realizaram numerosos consertos pelo país.
Na Primavera de 1997 para além de ter participado num concerto nas instalações do Conservatório Regional de Gaia como tuba convidado da sua Orquestra de Sopros foi convidado pela mesma a participar no 1ºFestival de Música para Jovens de Vila Nova de Gaia.
Em Julho de 1997 participou num Materclass para Tuba que decorreu no Conservatório Nacional de Lisboa organizado pelo Grupo de Metais de Lisboa tendo como orientador o professor Michael Lind solista reconhecido internacionalmente da Orquestra Filarmónica de Estocolmo.
No Natal desse ano interpretou como solista o “Tuba Concerto” de Edward Gregson com a Banda Musical de Avintes efectuando também nas instalações da mesma juntamente com o seu amigo e também tubista Vítor Gonçalves um recital para tuba onde se destacou a execução com arranjo para banda de sua autoria a “Dança Romena” de Dumitro.
Na Primavera de 1998 participou no 2ºFestival Internacional de Música para Jovens de Vila Nova de Gaia.

No Verão de 1998 concorreu ao estágio de Verão da “Orquestra Juvenil Bracara Augusta” tendo sido admitido trabalhou com o maestro António Batista e nos ensaios de naipe com os professores Fernando Ribeiro e Zeferino.
Em Maio de 1999 participou como tuba solo da “Orquestra Domingos Capela” no “Festival Europeu de Música para Jovens” em Neerpelt na Bélgica onde a referida Orquestra arrecadou o 1º lugar tendo como concorrentes mais de 50 orquestras na mesma categoria.
No Verão desse mesmo ano orientou um Materclass de tuba na Associação Cultural e Musical de Avintes tendo também exercido nesta associação a função de professor da classe de tuba e bombardino e ainda a direcção artística do Grupo de Metais e de uma Orquestra de Câmara ambos criados por ele nesta associação para além de ter sido elemento efectivo durante 6 anos onde foi responsável pelo naipe de tuba sob a batuta do prof. Lino Pinto.
Foi de Maio de 2000 a 2003 reforço de tuba da “Orquestra do Norte” sob a direcção do maestro Ferreira Lobo, tendo trabalhado com maestros nacionais e internacionais efectuando vários concertos no país e no estrangeiro onde se destaca a gravação de um concerto no Centro Cultural de Belém para a R.T.P. e ainda a gravação de um CD com árias de ópera com a soprano Ethéri Lamores.
Em Março de 2003 foi convidado pela Banda de Carregosa a efectuar uma série de concertos no Brasil na cidade do Rio de Janeiro e logo após essa viagem e respectivos concertos efectuou uma gravação com esta banda.
No Natal desse ano executou como solista a “Suite for Tuba "de Jonh Haddad.
Foi elemento efectivo da “Banda de Revelhe de Fafe” sob a direcção do maestro Ilídio Costa onde efectuou vários registos sono gráficos da referida banda.
Foi elemento da Banda Cabeceirense.
Foi elemento Associação Cultural Artística e Desportiva de Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses).
Foi de 01 de Outubro de 2019 a Setembro de 2021 Maestro da Banda Filarmónica de Sebolido (Penafiel)
È desde Outubro de 2022 Maestro da Banda Marcial da Foz do Douro