Banda Marcial da Foz do Douro - Banda Filarmónica
Pequeno Historial

A Banda Marcial da Foz do Douro – Filarmónica do Porto, atualmente uma Associação de Arte e Beneficência, foi fundada na Foz do Douro – Porto, em 9 de Maio de 1883 pelo Abade José dos Santos Ferreira Moura e Joaquim António dos Santos. Na Páscoa de 1884 saía pela primeira vez à rua, percorrendo as artérias da freguesia, sendo acolhida pela população com grande entusiasmo. Só com o esforço e dedicação das diversas Direções, Maestros e Instrumentistas, que por esta associação têm passado, tem sido possível manter ininterruptamente, durante estes 140 anos, a manutenção quer da Banda de música como da sua escola.
Foi galardoada em 1983 com a "Medalha Reconhecimento - Ouro" pela prestigiosa Associação Humanitária Bombeiros Voluntários Portuenses, em 1989 com a "Medalha de Mérito - Grau Prata" pela Câmara Municipal do Porto, e em 2013 com a “Medalha de Ouro” pela então Junta de Freguesia da Foz do Douro.
Em outubro de 2022 foi convidado o Professor Manuel da Costa para assumir a direção artística e pedagógica da Banda e da sua escola, cargo que aceitou, iniciando-se assim um novo projecto musical.
Atualmente, a Banda Marcial da Foz do Douro tem no seu ativo cerca de 52 executantes, de ambos os sexos, e de várias fachas etárias .